sexta-feira, 28 de março de 2014

Conheça os benefícios e nutrientes das frutas do outono



Outono é conhecido como a estação das frutas, alimentos importantes para a nutrição. Elas desempenham funções essenciais para o organismo, além de possuírem baixo valor calórico, auxiliando no emagrecimento. Essa é a época do ano em que elas ficam mais bonitas e saborosas.
— As frutas são fontes de água, vitaminas, sais minerais, açúcares, carboidratos, fibras e proteínas. No mês de março elas ganham vivacidade, por isso esse é um ótimo período para aproveitar os frutos maduros, no ponto certo para o consumo — afirma a nutricionista Bruna Murta.
A nutricionista lista os benefícios de diversas frutas facilmente encontradas. Confira:
Abacate: é fonte de ômega 9, que auxilia na redução e controle do colesterol. Seu consumo ajuda na redução do cortisol, hormônio relacionado à compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal. Deve ser consumido com moderação devido ao alto valor calórico, especialmente para quem quer perder peso.
Açaí: rico em antioxidantes como a antocianina, combate a ação dos radicais livres, prevenindo contra câncer e retardando o envelhecimento. Assim como o abacate, também é fonte de ômega 9. É uma excelente fonte de energia para o organismo. Consuma moderadamente, pois o açaí possui alto valor calórico.
Abacaxi: fonte de bromelina, uma enzima que ajuda na digestão. Possui, ainda, efeito diurético, ajudando na eliminação dos líquidos retidos.
Maçã: Possui propriedade adstringente, por isso é excelente para a garganta e cordas vocais. Em sua casca ela possui a pectina, que auxilia na redução do colesterol, da glicose e evita a constipação intestinal. Fonte de antioxidantes que retardam o envelhecimento das células.
Mamão: contém papaína, uma enzima que melhora a digestão. Seu consumo contribui para a melhora do funcionamento intestinal. Fonte de betacaroteno, auxilia no bronzeamento da pele.
Melão: rico em potássio, mineral que ajuda na redução da pressão arterial. Fonte de bioflavonóides que possuem excelente ação antioxidante e antiinflamatória. Suas sementes são excelentes fontes de cálcio. Contém grande quantidade de água, ajudando na hidratação do organismo e contribuindo para a saúde e beleza da pele.
Morango: fruta rica em ácido elágico, antioxidante que protege contra o câncer e retarda o envelhecimento. Rico em vitamina C, aumenta a imunidade, dá resistência aos tecidos, auxilia a cicatrização de ferimentos, evita hemorragias, atua contra infecções e melhora a memória.
Uvas vermelhas: sua composição é rica em substâncias que ajudam na redução e controle do colesterol e da pressão arterial. Seu consumo previne contra doenças cardiovasculares. Ricas em resveratrol, antioxidante que protege contra câncer.
Banana: fonte de potássio, mineral que auxilia na redução da pressão arterial. Contém triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem estar. Por isso, pode ajudar na melhora do humor.
Goiaba: fruta rica em vitamina C, fortalece o sistema imune. Contém licopeno, antioxidante relacionado à prevenção contra o câncer de próstata e estimula o bronzeamento.
Laranja: fonte de vitamina C, reforça as defesas do organismo e possui ação antioxidante.
Maracujá: fonte de vitamina A e C, além de fibras solúveis que contribuem para o controle do colesterol e da glicose. Possui baixo valor calórico.
Fonte: Bem Estar ZH

segunda-feira, 24 de março de 2014

Gorduras




A gordura é um nutriente necessário ao corpo humano, pois ajudam na formação de hormônios, regulações térmicas, também ajudam a carrear outros nutrientes aos órgãos, etc.
Mas o seu consumo deve ser cuidadoso, pois em excesso é um dos fatores que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, determinados tipos de câncer, entre outras.
Existem na nossa alimentação diferentes tipos de gorduras: saturadas, monoinsaturadas, polinsaturadas, colesterol, etc.
As gorduras saturadas e o colesterol existem principalmente nos alimentos de origem animal (carne, banha, manteiga, toucinho, produtos de charcutaria e salsicharia, etc.).
O principal fornecedor de gorduras monoinsaturadas é o azeite, e como a gordura monoinsaturada é a que melhor se adapta às necessidades do nosso organismo, o consumo de azeite deve ser sempre privilegiado em relação às outras gorduras.
As gorduras polinsaturadas existem principalmente em alimentos de origem vegetal (ex.: óleo de amendoim, óleo de girassol, margarinas, nozes, amêndoas, etc.) e na gordura do peixe.
No seu dia alimentar deve procurar reduzir o consumo de gorduras saturadas e colesterol, favorecendo sempre as gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.
Dra Maria Candida Junqueira Zacharias – Nutricionista Clinica e Esportiva
Fonte: Vida Nutritiva

segunda-feira, 17 de março de 2014